terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Pombinha (Quando Tu Fores)

Pombinha (Ze Manoel) by zemanoel

"Pombinha quando tu fores,
escreve pelo caminho..."

Essa cantiga de roda é muito comum de se ouvir nos interiores por onde o rio São Francisco passa trazendo suas melodias e tradições.
Tenho um projeto de releituras de canções do folclore brasileiro e essa, assim como a Fantasia de um Alecrim Dourado, faz parte.
Sou um profundo admirador e curioso da cultura popular, busco sempre que posso trazer essas imagens, impressões e sentimentos pra minha música.
Pombinha (Quando Tu Fores) é também uma referência à Música Sertaneja (Assim, com letra maiúscula), não essa coisa qualquer a que irresponsavelmente chamam de música sertaneja.
Imagino ela sendo cantada numa roda, com crianças brincando ao redor, os adultos tomando a sua caninha e proseando, ouvindo as histórias dos mais velhos, casais namorando sob o luar generoso do sertão, acompanhada por um acordeon e um violão bem chorado.
A gravação é caseira, é apenas uma mostra. =)

5 comentários:

manu . disse...

que coisa linda, zé =D

me bateu uma saudade agora lembrando de quando eu era bem pirralha e meu tio cantava pra mim a musica do sabiá que fez um buraquinho na gaiola e voou voou voou..

sempre ficava com vontade de chorar.. ;)

Saanny disse...

Belíssimo Blog e ótima releitura(linda na sua doce voz e o sotaque PERNAMBUCANO). Já tinha escutado algumas músicas suas e agora ganhou mais uma fã! :)
Sucesso.

deh. disse...

Nossa, bateu uma nostalgia boa agora. Minha avó contava canções assim pra mim quando era mais guria.

Beijo grande, querido. E parabéns, again.

^^

(ah, obrigada por responder o outro comentário.. eu vinha aqui sempre pra ver se tinhas respondido, rsrs)

Zé Manoel disse...

Queridas Manu, Saanny e Deh,
obrigado pela visita!
Bjos e voltem sempre.
=)

Gaspar de Souza disse...

Zé Manoel, conheci o teu trabalho por meio do Robson Diem. Quero parabenizá-lo pela boa música, boa sonorização, boa voz. São coisas raras em tempos de "caos sonoros"(não músicas). Da mesma forma que a decadência musical mostra que algo está errado em nós, a boa música, como a que encontrei aqui, demonstra que o Criador concedeu-nos dons e talentos que, quando harmonizados e sintonizados com o Belo, revela a Sua a imagem em nós.
Que Deus continue a te abençoar com estas belas músicas, Zé Manoel.

Gaspar de Souza
profgaspardesouza.blogspot.com