quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Ópera Dido e Eneas em Recife


Pela primeira vez em Pernambuco, a ópera DIDO E ENEAS, considerada o título mais importante do compositor inglês Henry Purcell e grande representante do período barroco, será apresentada nos dias 06, 07 e 08 de novembro às 20h no Teatro de Santa Isabel – Recife/PE.
A linda música de Purcell sublinha a tragédia de Dido, rainha de Cartago, que morre ao ser abandonada por Eneas, príncipe troiano, que sucumbe à malevolência da Feiticeira, inimiga mortal da rainha. A ópera traz cenas de grande beleza dramática, intercaladas por momentos de comicidade, nos quais as bruxas arquitetam seus planos com a feiticeira. Esse é um título que agrada a um público amplo – dos conhecedores aos não iniciados nesse gênero – tanto pela genialidade da composição como por ser uma obra concisa, com pouco mais de uma hora de duração.
O coro Contracantos, formado por 20 cantores, e considerado um dos melhores coros do Nordeste, participa da montagem, assim como uma Camerata Barroca especialmente composta para a ocasião por cordas, flautas, teorba e cravo.

A montagem terá direção cênica de Marcondes Lima, nome de destaque no cenário teatral pernambucano atual, que também assina a criação de cenários e figurinos. A direção musical e regência ao cravo estarão a cargo de Marcelo Fagerlande, nome responsável pela direção de diversas montagens de óperas barrocas em teatros brasileiros. A coordenação geral do projeto está a cargo de Flávio Medeiros, responsável por criativos projetos em torno do canto coral em Pernambuco e no exterior, também encarregado da preparação do coro.

DIVULGAÇÃO

Eu, como aluno de Flávio Medeiros, tenho visto o quanto ele e toda a equipe tem corrido contra as adversidades, como a falta de recursos financeiros, mas nem por isso eles deixam de dar o melhor de sí.

Eu vou prestigiar, bora?

Nenhum comentário: